terça-feira, 11 de março de 2008

Um Xanax chamado Portugal

Toma lá que é porreiro pá!


Dizem os especialistas e entendidos na matéria que o consumo de anti depressivos (tais como o Xanax e afins) é já um problema de saúde pública no nosso país, não me surpreende de todo esta constatação, até porque os dois (Xanax e Portugal) são um problema de saúde pública.

O país é um problema de saúde pública, porque para além de fechar urgências, SAPS, etc, continua a não ter um serviço nacional de saúde que, pelo menos nas instalações que ainda funcionam, sirva o cidadão de forma adequada às suas necessidades e não é só na saúde, é em quase todas as áreas (ou ministérios, como queiram), mas isso será assunto para ir desenvolvendo... Sendo assim os sintomas que ditam o receituário de Xanax (falo deste pois foi meu eleito como representante dos anti depressivos) são os mesmo que o país nos inflige (depressão, desanimo, pânico, irritabilidade, ansiedade…). Resumindo o país é um problema de saúde pública porque nos deprime, nos irrita, deixa-nos em pânico e ansiosos por uma solução para uma vida vivida sempre no limite, sempre na incerteza do que o futuro nos trará (e sempre tesos).
Portanto os portugueses, deprimidos como estão, vão ao médico, ou seja marcam uma consulta para daqui a uns mesitos e quando finalmente são observados, regra geral pelo médico de família, o Sr. Dr. (que também está deprimido, ansioso e sei lá mais o quê) não está para perder muito tempo e lá vem a receita do tão famigerado Xanax. Que é como quem diz: “Não posso resolver o seu problema, mas com o Xanax você fica com o cérebro adormecido e estupidifica de tal forma que já nem sabe o que foi que o deixou tão deprimido! Ah, mas a depressão essa não passa…”. Pois é temos pena…
O portuga vai à farmácia aviar a receita e sai de lá com a proposta solução para os seus problemas (mais valia darem-lhe umas orelhas de burro e a morada para os “agarrados aos anti depressivos anónimos”), convencido que o Xanax vai ser o seu aliado mais precioso nesta luta que chamamos vida.
Eis então que começa o tratamento e deste advêm os efeitos colaterais… Ah pois é e não são poucos, ele é falta de estimulo, falta de capacidade de iniciativa, dormência, tendências suicidas, dores de cabeça, etc…
E mais uma vez volto a encontrar semelhanças entre o Xanax e o nosso querido Portugal!!
Também a nossa nação parece tirar-nos a capacidade de ter iniciativa, de querer sonhar, não estimula os cidadãos, deixa-os dormentes, cheios de dores de cabeça e à "beira do suicídio". Bem sei que pode parecer uma visão um pouco drástica, mas para me fazer entender acho que mais vale um pouco de exagero.
Passados alguns meses o tuga lá vai dormindo melhor, mas já não faz amor com a mulher (não está estimulado ), deixou de ajudar os filhos a fazer os trabalhos de casa (estupidificou), não leva o cão à rua (falta-lhe iniciativa) e talvez ande a causar acidentes de viação (está dormente). E para além de tudo isto ainda está completamente viciado no Xanax!
Chegados a este ponto só há uma solução: O DESMAME.
O desmame consiste pois em ir tomando doses cada vez menores do tal Xanax até que por fim se deixa de tomar por completo, fácil não?
NÃO. Não conheço ninguém que tenha levado o desmame até ao fim e com final feliz…
E o pior é: COMO FAZER O DESMAME DE PORTUGAL?
Por muito que dê voltas à cabeça tirando a hipótese de nova revolução ou imigrar não vejo solução à vista… Será que chegou à altura de pedir ao doutor uma receita de Xanax?

P.S. – Desculpem este post tão pessimista, mas é um reflexo do meu estado de espírito actual e … não me lembrei de mais nada LOL :-P

3 comentários:

Fátima disse...

Amiga,

O tuga sempre a dormir!!!!!!!!

Tenho um desafio para ti no meu cantinho.

:-) beijinhos

O Profeta disse...

O Sol abandonou o céu
A Lua ironiza no celeste
Soltas perversas vontades
Cruzam a tua vida agreste


Convido-te a partilhar a minha visão da forma em
como a vida às vezes é perversa para algumas mulheres…

Bom fim de semana

Doce beijo

Anónimo disse...

Olha..pa ver se te animas..deixo aqui a resposta do Alberto João Jardim qd lhe perguntaram "O que pensa do aborto?" Resposta do referido: "Acho que ele é um péssimo 1ºministro e está a fazer um péssimo trabalho para o país!"
Não suporto o homem...mas olha que esta resposta deixou-me mais longe do "xanax" ;p
Bjokas grandes amiga
* marianuvem